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Atividade Física na Gravidez

September 9, 2020

 

Atividade física durante a gravidez

 

A prática de atividade física é aconselhada durante a gravidez, salvo contraindicação médica, demonstrando riscos mínimos e benefícios para a maioria das mulheres. Ainda assim, devem ser feitas alterações à rotina de exercício, tendo em conta as normais alterações anatómicas e fisiológicas inerentes à gravidez. Deve ser realizada uma avaliação física completa para recomendar a prática de exercício, devendo assim aconselhar-se junto do seu médico antes de iniciar (ou continuar) qualquer atividade.

 

Benefícios

Os estudos mais recentes referem que a prática regular de atividade física durante esta fase traz vários benefícios de saúde e redução de complicações na gravidez, como melhoria ou manutenção da condição cardiovascular, prevenção de aumento de peso gestacional excessivo, de diabetes gestacional, de pré-eclâmpsia, de hipertensão gestacional, menor prevalência de parto por cesariana e de depressão e menor tempo de recuperação pós-parto, contribuindo para o bem-estar geral da grávida.

 

Recomendações

As grávidas devem acumular 150 minutos de atividade física moderada por semana, ao longo de pelo menos 3 dias por semana. Contudo, ser ativa todos os dias é recomendado. Para garantir um nível de atividade moderado, pode utilizar o teste da fala, ou seja, deve conseguir manter uma conversa durante o exercício, para garantir que não está a realizar esforço excessivo. Se era inativa antes, pode começar a praticar exercício durante a gravidez, de forma gradual, com baixa intensidade, aumentando a intensidade e duração ao longo da gravidez. 

Praticar mais atividade física (frequência, duração, intensidade) está associado a mais benefícios. Ainda assim, foram obtidos resultados positivos mesmo com menores níveis de atividade física, o que indica que as grávidas devem praticar exercício, mesmo que não consigam atingir os níveis recomendados.

Devem ser incluídos exercícios de fortalecimento muscular, treino cardiovascular e alongamentos suaves. O treino dos músculos do pavimento pélvico também é recomendado, diariamente, para prevenir problemas de incontinência urinária no futuro. Exercícios em decúbito dorsal (barriga para cima) devem ser evitados, principalmente se nesta posição sentir tonturas ou náuseas.

 

Contraindicações

Mulheres com contraindicações absolutas devem continuar com as suas atividades do dia-a-dia, mas não participar em atividades mais cansativas. No caso de contraindicações relativas devem discutir com o seu médico as vantagens/ desvantagens da realização de atividade física moderada a vigorosa.

 

Contraindicações absolutas:

  • Rutura prematura de membranas;

  • Trabalho de parto pré-termo;

  • Sangramento;

  • Placenta prévia após as 28 semanas;

  • Pré-eclâmpsia;

  • Incompetência istmocervical;

  • Restrição de Crescimento intra-uterino;

  • Gravidez múltipla;

  • Diabetes tipo I, hipertensão ou problemas da tiroide não controlados;

  • Outras disfunções cardiovasculares, respiratórias ou sistémicas graves.

Contraindicações relativas:

  • Perda gestacional recorrente;

  • Hipertensão gestacional;

  • Histórico de parto pré-termo espontâneo;

  • Doença cardiovascular ou respiratória ligeira/ moderada;

  • Anemia;

  • Desnutrição;

  • Desordem alimentar;

  • Gravidez de gémeos após as 28 semanas;

  • Outras condições médicas relevantes.

Precauções

Algumas atividades são consideradas contraindicadas, como por exemplo o mergulho, desportos de contacto ou com perigo de queda, como equitação, ski, hóquei ou ginástica. Quanto à bicicleta, é recomendável manter-se pela estática, principalmente com o avançar da gravidez. Como alternativa, atividades como caminhada, pilates, natação ou hidroginástica são uma boa opção. É importante que a grávida se mantenha hidratada antes, durante e após a atividade física e evitar atividades em calor extremo e altos níveis de humidade, para evitar a desidratação.

Deve parar a atividade física se sentir falta de ar que não melhora com repouso, dor no peito, contrações uterinas regulares e dolorosas, sangramento vaginal, perda recorrente de fluido vaginal, indicativo de rutura de membranas, tonturas recorrentes ou sensação de desmaio que não melhora com repouso.

 

Na Golden Hands…

Se está grávida e quer cuidar de si, para além das consultas de Fisioterapia na Saúde da Mulher, onde pode obter muita informação e tirar as suas dúvidas relativamente à gravidez/ parto/ pós-parto, temos também as Massagens de Relaxamento e Drenagem Linfática Manual, ótimas ferramentas para contribuir para o seu bem estar durante esta fase, nomeadamente em caso de dores musculares, devido à alteração postural, ou de inchaço dos membros inferiores, respetivamente. 
Disponibilizamos ainda aulas de Pilates para Grávidas e Pós-Parto onde, seguindo todas as indicações mencionadas anteriormente, contribuímos para a sua postura, preparação do corpo para o parto, prevenção de complicações e bem estar geral! 

 

Bibliografia

American College of Obstetricians and Gynecologists. (2015). Physical Activity and Exercise During Pregnancy and the Postpartum Period. Committee Opinion No. 650. Obstetrics & Gynecology, 126, 135-142.

 

Mottola, M. F., Davenport, M., Ruchat, S., Davies, G., Poitras, V., Gray, C., . . . Zehr, l. (2018). 2019 Canadian guideline for physical activity throughout pregnancy. British Journal of Sports Medicine, 52, 1339-1346.

 

 

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