October 10, 2019

October 3, 2019

January 29, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Outubro Rosa, Auto-exame da mama

October 18, 2019

No mês da luta contra o cancro da mama, vimos chamar a sua atenção para um passo que deve adoptar na sua rotina, para poder detectar o cancro da mama de forma precoce.

O auto-exame da mama deve ser feito uma vez por mês, de preferência na semana a seguir ao período menstrual. Caso não seja menstruada, defina uma altura do mês para se lembrar, como o primeiro ou último dia do mês.

 

 

1º Observe

 

                - Relaxada, observe os seios ao espelho, com os braços para baixo e com as mãos apoiadas na anca.

                - Procure alterações no contorno da mama, zonas de endurecimento, inchaços, caroços, covinhas na pele, mudanças de cor na pele ou mamilo.

                - Procure as mesmas alterações, mas agora com os braços elevados acima da cabeça.

 

 

2º Sinta

 

                - Para a palpação deve utilizar a mão direita para a mama esquerda e vice-versa. Use a polpa dos dedos para palpar de forma firme e suave.

                - Palpar toda a mama, da clavícula ao topo do abdómen, e da axila à zona média do decote.

                - Deve seguir um padrão para garantir que abrange toda a área.

  • Círculos concêntricos: Pode começar no mamilo a realizar círculos cada vez maiores até cobrir toda a mama;

  • Relógio: Dividir a mama em 6 segmentos, como um relógio. Comece na parte de cima da mama (12 horas), e desça até ao mamilo. De seguida, coloque os dedos nas 2 horas e repita o movimento. Continue até ter coberto todos os segmentos;

  • Linhas verticais: Pode utilizar linhas verticais, começando de um lado, passando os dedos para cima e para baixo, até chegar ao outro lado da mama.

 

 

 

                - Deve realizar a palpação deitada e em pé. Para facilitar, algumas mulheres preferem fazer a palpação durante o banho, com o peito ensaboado.

                - Se encontrar alguma irregularidade, não entre em pânico. Deve ter em conta que as mamas não são iguais e que podem surgir alterações devido a diversos factores, como a idade, a toma de pílulas anticoncepcionais, os ciclos menstruais, a gravidez ou a menopausa. Consulte o seu médico, ele saberá encaminhá-la e responder às suas dúvidas. 

 

 

 

Boraas, M., & Gupta, S. (2019). Breast Self-Exam. Obtido de Breastcancer.org: https://www.breastcancer.org/symptoms/testing/types/self_exam

 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square