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Pós- Parto

October 10, 2019

O parto e o período que o sucede são uma experiência especial e emocionante para muitas mulheres. Contudo, é também um momento de muitas mudanças, sejam físicas, mentais ou sociais. Este período tem início logo após o parto e não tem um fim definido, apesar de se poderem definir alguns períodos: hospitalar (durante o internamento); pós-parto imediato (desde a alta hospitalar até às 6 semanas pós-parto, período no qual podem persistir muitas das alterações fisiológicas e morfológicas da gravidez); pós-parto tardio (de 6 semanas a 1 ano).

 

O período pós-parto é uma oportunidade para iniciar ou voltar à actividade física. Os benefícios a curto prazo de um programa de exercício no pós-parto incluem a melhoria do humor e da saúde mental, diminuição de depressão pós-parto e ansiedade, da capacidade cardiorrespiratória, promoção da perda/manutenção de peso, especialmente se durante a gravidez tiver mantido a prática de exercício.

 

E a amamentação?

 

As guidelines atuais referem que a prática de actividade física moderada durante a amamentação não interfere de forma negativa no volume e composição do leite produzido nem no crescimento do bebé, desde que a ingestão de comida e líquidos seja adequada. Se o bebé não se alimentar bem imediatamente após a mãe praticar exercício, é recomendada a amamentação antes do exercício, adiar para uma hora após ou extrair leite antes do exercício para poder dar de seguida.

 

Quando começar?

 

Dependendo do tipo de parto, a maior parte dos exercícios podem ser continuados ou retomados depois do parto ou até 6 semanas após o mesmo, de forma gradual, conforme for confortável, excepto indicação médica do contrário. Após uma cesariana, deve sempre consultar o seu médico para saber quando é seguro retomar a actividade física.

 

Quanto, o quê?

 

As guidelines recomendam no mínimo 15 minutos de exercício, 3 a 5 vezes por semana, sendo que algumas mães podem sentir a necessidade de diminuir a intensidade ou duração dos exercícios, devido à fadiga inerente ao parto e cuidados ao recém-nascido. Mulheres saudáveis, com uma gravidez/ parto sem complicações, devem acumular 150 minutos de actividade física moderada a vigorosa durante a semana.

 

As actividades recomendadas passam pelo exercício aeróbico, exercícios para o pavimento pélvico, fortalecimento muscular, alongamento e caminhada. As actividades de impacto devem ser as últimas a ser retomadas. O treino dos músculos do pavimento pélvico é muito importante e deve ser iniciado logo após o parto para prevenir problemas de incontinência urinária no futuro.

 

O que podemos fazer por si?

 

Na nossa clínica temos Aulas de Pós-Parto a decorrer duas vezes por semana – Quartas e Sextas-Feiras, às 14h – onde praticamos, após uma avaliação, exercícios de Pilates Clínico adaptados ao período Pós-Parto, trabalhando postura, fortalecimento muscular, incluindo do pavimento pélvico, e alongamento/ relaxamento. Pode trazer o seu bebé! 

 

 

 

 

Evenson, K., Mottola, M., Owe, K., Rousham, E., & Brown, W. (2014). Summary of International Guidelines for Physical Activity Following Pregnancy. Obstetrical & Gynecological Survey, 69(7), 407–414.

Haran, C., Driel, M., Mitchell, B., & Brodribb, W. (2014). Clinical guidelines for postpartum women and infants in primary care–a systematic review. MC Pregnancy and Childbirth, 14, 51-60.

 

 

 

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