Morada:
Travessa Joaquim Matias Sobrinho nº 1 Loja D
2430-140 Marinha Grande 
Leiria
Contactos:
91 454 13 31 / 244 093 490
ritagoldenhands@gmail.com
Redes Sociais:
  • Twitter Basic Black

October 10, 2019

October 3, 2019

January 29, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Pós- Parto

October 10, 2019

O parto e o período que o sucede são uma experiência especial e emocionante para muitas mulheres. Contudo, é também um momento de muitas mudanças, sejam físicas, mentais ou sociais. Este período tem início logo após o parto e não tem um fim definido, apesar de se poderem definir alguns períodos: hospitalar (durante o internamento); pós-parto imediato (desde a alta hospitalar até às 6 semanas pós-parto, período no qual podem persistir muitas das alterações fisiológicas e morfológicas da gravidez); pós-parto tardio (de 6 semanas a 1 ano).

 

O período pós-parto é uma oportunidade para iniciar ou voltar à actividade física. Os benefícios a curto prazo de um programa de exercício no pós-parto incluem a melhoria do humor e da saúde mental, diminuição de depressão pós-parto e ansiedade, da capacidade cardiorrespiratória, promoção da perda/manutenção de peso, especialmente se durante a gravidez tiver mantido a prática de exercício.

 

E a amamentação?

 

As guidelines atuais referem que a prática de actividade física moderada durante a amamentação não interfere de forma negativa no volume e composição do leite produzido nem no crescimento do bebé, desde que a ingestão de comida e líquidos seja adequada. Se o bebé não se alimentar bem imediatamente após a mãe praticar exercício, é recomendada a amamentação antes do exercício, adiar para uma hora após ou extrair leite antes do exercício para poder dar de seguida.

 

Quando começar?

 

Dependendo do tipo de parto, a maior parte dos exercícios podem ser continuados ou retomados depois do parto ou até 6 semanas após o mesmo, de forma gradual, conforme for confortável, excepto indicação médica do contrário. Após uma cesariana, deve sempre consultar o seu médico para saber quando é seguro retomar a actividade física.

 

Quanto, o quê?

 

As guidelines recomendam no mínimo 15 minutos de exercício, 3 a 5 vezes por semana, sendo que algumas mães podem sentir a necessidade de diminuir a intensidade ou duração dos exercícios, devido à fadiga inerente ao parto e cuidados ao recém-nascido. Mulheres saudáveis, com uma gravidez/ parto sem complicações, devem acumular 150 minutos de actividade física moderada a vigorosa durante a semana.

 

As actividades recomendadas passam pelo exercício aeróbico, exercícios para o pavimento pélvico, fortalecimento muscular, alongamento e caminhada. As actividades de impacto devem ser as últimas a ser retomadas. O treino dos músculos do pavimento pélvico é muito importante e deve ser iniciado logo após o parto para prevenir problemas de incontinência urinária no futuro.

 

O que podemos fazer por si?

 

Na nossa clínica temos Aulas de Pós-Parto a decorrer duas vezes por semana – Quartas e Sextas-Feiras, às 14h – onde praticamos, após uma avaliação, exercícios de Pilates Clínico adaptados ao período Pós-Parto, trabalhando postura, fortalecimento muscular, incluindo do pavimento pélvico, e alongamento/ relaxamento. Pode trazer o seu bebé! 

 

 

 

 

Evenson, K., Mottola, M., Owe, K., Rousham, E., & Brown, W. (2014). Summary of International Guidelines for Physical Activity Following Pregnancy. Obstetrical & Gynecological Survey, 69(7), 407–414.

Haran, C., Driel, M., Mitchell, B., & Brodribb, W. (2014). Clinical guidelines for postpartum women and infants in primary care–a systematic review. MC Pregnancy and Childbirth, 14, 51-60.

 

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square