October 10, 2019

October 3, 2019

January 29, 2019

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Posts Em Destaque

Escoliose o que é?

October 3, 2019

A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral. A sua forma mais comum (70 a 80% dos casos) é a escoliose idiopática, cuja causa é desconhecida, com uma prevalência de 2 a 4% em crianças entre os 10 e os 16 anos. Posturas mantidas por longos períodos de tempo, desequilíbrios musculares e pouca consciência corporal são alguns dos fatores que podem contribuir para esta problemática. Fatores genéticos contribuem com cerca de um terço do risco de desenvolvimento da doença.

Sinais e Sintomas

A primeira suspeita de escoliose pode ser a observação de um ombro mais elevado do que o outro ou quando as roupas não se alinham corretamente (ex.: vestido mais comprido de um lado). Uma escoliose mais severa pode provocar alterações mais visíveis. Isto ocorre quando a coluna vertebral apresenta uma alteração acentuada, afetando as inserções musculares e ligamentares, podendo ser visível uma aparente diferença do comprimento das pernas ou assimetria da parede torácica ou da bacia.

Devido aos desequilíbrios musculares e alteração das estruturas, a escoliose pode causar dor, diminuição de flexibilidade, ou até menor capacidade cardiorrespiratória.

Diagnóstico

Para confirmar a presença da escoliose, deve ser feita uma radiografia à coluna, o que permite medir o grau de curvatura. A curva é mais pronunciada quando os pacientes se curvam para a frente. Curvas superiores a 10° são consideradas significativas. O prognóstico depende do local e da gravidade da curva, e da idade de início dos sintomas.

Tratamento

Em casos mais graves pode ser necessário o encaminhamento ao ortopedista, mas a cirurgia só é considerada em curvas muito acentuadas (normalmente >40º). Nos restantes casos, o tratamento passa pela fisioterapia, incluindo um programa de exercícios adaptados a cada caso, para reestabelecer o equilíbrio e simetria das estruturas das costas. Exercícios como o Pilates Clínico demonstraram-se eficazes na diminuição do Ângulo de Cobb, aumento de flexibilidade e melhor distribuição de peso em pessoas com escoliose, reduzindo a dor e incapacidade. Também pode ser sugerido em alguns casos o suporte vertebral, como os coletes.

Dicas

No início de mais um ano letivo, deixamos algumas dicas da Direção Geral do Consumidor para contribuir para o bem-estar dos mais pequenos:

Procurar por tags